Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou uma forte relação entre o tímpano perfurado e o uso de “cotonetes” – hastes flexíveis de algodão usados para limpar o ouvido.
A pesquisa mostrou ainda que a cirurgia é necessária apenas para os casos mais sérios.
O estudo será apresentado nesta sexta-feira (29) durante um congresso de otorrinolaringologia em Chicago.
O estudo, feito pelo Hospital Henry Ford, mostrou que mais da metade dos pacientes que procuram um otorrinolaringologista (médico especializado em ouvido, nariz e garganta) admitem o uso de “cotonete” para limpar o ouvido.
De acordo com um dos autores do estudo, o otorrinolaringologista Ilaaf Darrat, se o objeto é empurrado profundamente no canal auditivo, ele pode causar sérios problemas, como tímpano perfurado.
Nos casos mais graves, pode provocar paralisia facial e vertigem.
– Se o paciente estiver com sintomas como perda auditiva, tonturas e anormalidade nos movimentos faciais, ele deve procurar imediatamente um especialista.
A boa notícia, no entanto, é que, na maioria dos casos, a perfuração do tímpano se resolve sozinha, apenas com acompanhamento médico.
Darrat explica que, no passado, muitos médicos se perguntavam se a cirurgia seria necessária para tratar qualquer tipo de ruptura.
Mas os resultados do estudo mostraram que 97% dos casos se curaram por conta própria – sem necessidade de cirurgia – no período de dois meses.
– Isso prova que a maioria dos casos não precisa de cirurgia
Para evitar problemas auditivos causados pelas hastes flexíveis de algodão, o médico Michael Seidman, diretor do hospital, recomenda outras alternativas.
Uma delas é misturar vinagre puro com água e, uma vez por semana, pingar cinco gotas dentro do ouvido.
Ou então procurar um médico para que limpe a cera do ouvido.
* Fonte: R7