Lauro de Freitas prorroga toque de recolher e antecipa feriado de 31 de julho

Até às 16h da sexta-feira (22), Lauro de Freitas já totalizava 314 casos da Covid-19: 54 pessoas estão recuperadas e 06 foram a óbito.

Foto: Reprodução / Prefeitura de Lauro de Freitas

A prefeitura de Lauro de Freitas também se alinhou ao Governo do Estado da Bahia e decidiu antecipar o feriado de emancipação do município, celebrado em 31 de Julho, para a próxima quarta-feira (27).

O governador Rui Costa (PT), já havia anunciado ontem (22) que os feriados de São João e Dois de Julho serão antecipados para segunda (25) e terça-feira (26).

Com isso, de segunda a quarta-feira, só será permitido em Lauro de Freitas o funcionamento de farmácias, agências bancárias, casas lotéricas e serviços de saúde e segurança. A medida tem o objetivo de diminuir a circulação de pessoas nas ruas, para conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a gestão municipal, a ideia é reduzir a taxa de contágio a 5% ou menos, para tentar evitar o colapso do sistema público de saúde.

Toque de recolher

Desde o dia 15 de maio, está vigorando em Lauro de Freitas o toque de recolher. Devido a situação epidemiológica, a prefeitura optou em prorrogar a medida até o dia 31 deste mês. Inicialmente, ela valeria até o domingo (24).

Com o toque de recolher, fica determinada, entre 20h e 5h da manhã, a restrição de locomoção a qualquer pessoa, além da permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas da cidade.

Caso alguém descumpra a medida, caberá a Guarda Municipal conduzir a pessoa para a produção do boletim de ocorrência policial, além de outras providências legais cabíveis, conforme descrito em texto do decreto.

O Decreto, que tem publicação no Diário Oficial do Município, determina que apenas algumas atividades poderão ser autorizadas. São elas:

  • Deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, sendo ainda permitido neste período o serviço de delivery de medicamentos;
  • Situações em que fique comprovada a urgência ou emergência do deslocamento;
  • Deslocamento de servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuem nas unidades públicas ou privadas de saúde e assistência social, das estruturas das Forças policiais e de Segurança Pública e patrimonial;
  • Entre as 20:00 e as 23:59, os serviços de delivery de alimentos, com a garantia por parte dos empregadores do transporte dos colaboradores em direção a suas casas, ao final do serviço, e
  • Os postos de combustíveis localizados na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco).

Casos em Lauro

De acordo com o último boletim municipal, divulgado na sexta-feira (22), o município apresentou 34 pacientes recentemente infectados pelo novo coronavírus; eles passam a fazer parte das confirmações da doença na cidade. Um novo óbito também foi registrado.

Até às 16h da sexta-feira, o município já totalizava 314 casos: 54 pessoas estão recuperadas e 06 foram a óbito. Outras 249 seguem em recuperação e 05 estão em isolamento hospitalar. Saiba mais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*