O ex-presidente Lula está tentando convencer o ex-ministro José Dirceu, preso na Operação Lava-Jato, a se desfiliar do Partido dos Trabalhadores, segundo matéria de O Globo, publicada neste sábado (22).

De acordo com as informações, a ideia é tentar diminuir o desgaste do partido e do governo por eventual condenação do petista pela corrupção na Petrobras. Apesar das acusações de enriquecimento pessoal, Dirceu ainda tem força no partido que ajudou a fundar. O temor de dirigentes petistas é que eventual processo de expulsão de Dirceu seja rejeitado pela Comissão de Ética ou pelo Diretório Nacional, aumentando o desgaste da legenda.

Lula e Dirceu

Ainda de acordo com a matéria, a operação para tentar convencer Dirceu a se desfiliar é delicada. No final do ano passado, o Diretório Nacional do PT aprovou resolução estabelecendo que expulsará filiados que comprovadamente tenham praticado corrupção. No dia seguinte à prisão de Dirceu, o presidente do partido, Rui Falcão, afirmou que as acusações contra ele são de “caráter pessoal”. A Executiva Nacional do PT decidiu não defender Dirceu em nota na qual apontou supostos abusos na Operação Lava-Jato.