Salvador e mais 12 municípios da Região Metropolitana da capital Baiana, se inscreveram para o programa ‘Mais Médicos para o Brasil’, do Ministério da Saúde, mas somente 6 foram contemplados.
Os municípios inscritos foram Camaçari, Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas, Itaparica,Vera Cruz, Madre de Deus, São Sebastião do Passe, Mata de São João, Dias D’Ávila e Pojuca. Destes, somente Salvador, Camaçari, Simões Filho, Itaparica, São Francisco do Conde e Dias D Ávila e Madre de Deus foram contemplados.
De acordo com o edital do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os municípios interessados em expandir o quadro de médicos podem se inscrever, mas passarão por uma avaliação do Ministério da Saúde. Terão prioridade na alocação de profissionais aqueles com 20% ou mais da população vivendo em alta vulnerabilidade social, incluindo capitais e regiões metropolitanas, e aqueles com mais de 80 mil habitantes que apresentem os mais baixos níveis de receita pública per capita do país.
O principal objetivo do programa é melhorar o atendimento aos usuários do SUS, através de investimentos em infraestrutura de hospitais, unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.