A preocupação com a boa aparência do cabelo é prioridade para a maioria das mulheres e por isso muitas sofrem quando eles começam a cair.
Mas o que poucas sabem, é que a perda de muitos fios pode ser um problema sério e a melhor solução é procurar a ajuda de um profissional.
Há várias maneiras de combater a queda dos cabelos, mas o difícil mesmo é avaliar se estamos perdendo pouco ou muitos fios.
Por isso Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD, e laborou algumas orientações:
Veja:
– É normal que caiam de 50 a 100 fios por dia.
Sempre que um fio cai ele é substituído por outro no mesmo folículo dando início a um novo ciclo de crescimento.
Os cabelos crescem, aproximadamente, 1 cm por mês.
À medida que o indivíduo envelhece, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento.
– Cabelos naturalmente louros geralmente apresentam-se em maior número (140.
000 fios) do que aqueles de cor escura (105.
000 fios) e ruivos (90.
000 fios).
– A pessoa que perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade depois de penteá-los ou lavá-los, ou que estes estão se tornando mais finos ou escassos deveria consultar seu dermatologista.
– Algumas pessoas que fazem dietas pobres em proteínas ou têm hábitos alimentares anormais podem desenvolver desnutrição protéica.
O corpo irá economizar suas proteínas fazendo com que os fios que se encontrem na fase de multiplicação passem para a fase de repouso.
– Mulheres que apresentam queda de cabelos enquanto estão em uso de pílulas anticoncepcionais, geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos.
Se esta queda realmente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.
– Muitos homens e mulheres usam tratamentos químicos em seus cabelos, incluindo tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, permanentes e outros.
Esses, raramente, danificam os cabelos se forem usados corretamente.
No entanto, se usados com muita frequência ou deixados por tempo prolongado, os cabelos podem tornar-se fracos e quebradiços.