Conforme decisão do Governo do Estado da Bahia, em parceria com as prefeituras municipais, foram antecipados para segunda (25) e terça-feira (26) os feriados do Dia da Independência da Bahia (comemorado em 2 de Julho) e do São João (celebrado em 24 de Junho), respectivamente.
Ademais, na quarta-feira (27), cidades baianas anteciparão o feriado municipal, a exemplo de Camaçari (que comemora no dia 28 de setembro o aniversário da cidade), Simões Filho (que celebra no dia 7 de novembro a Emancipação Política) e Candeias (que no dia 14 de agosto também festeja o aniversário da cidade).
Em resumo, o decreto estadual de antecipação dos feriados, que atua como mais uma medida de contenção a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), funciona da seguinte maneira:
Segunda-feira (25) – antecipação do 2 de julho (Dia da Independência da Bahia);
Terça-feira (26) – antecipação do 24 de junho (São João);
Quarta-feira (27) – antecipação dos respectivos feriados municipais (aniversários das cidades).
Veja abaixo trecho do decreto:
“DECRETO Nº 19.722 DE 22 DE MAIO DE 2020
D E C R E T A
Art. 1º – O feriado de Dois de Julho, data magna da Bahia e da consolidação da independência do Brasil, será celebrado, excepcionalmente no exercício de 2020, em 25 de maio desse ano, na forma da lei.
Art. 2º – O feriado regional de 24 de junho de 2020, dia de São João, será celebrado, excepcionalmente no exercício de 2020, em 26 de maio desse ano, na forma da lei.
Art. 3º – O dia 27 de maio de 2020 recepcionará as celebrações decorrentes de feriado municipal específico, a ser indicado por cada Município, conforme atos normativos próprios.”.