O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla (PT), deixa este mês o cargo para pleitear uma vaga nas próximas eleições na Câmara Federal. O chefe de gabinete, Washington Couto, assume o posto a partir do dia 15 de janeiro e pretende dar prosseguimento as ações já planejadas pelo antecessor.
A dança das cadeiras no secretariado do Estado é extensa. Isso porque o objetivo do governador Jaques Wagner é manter originalmente os partidos que já estão à frente das pastas.
Exemplos da estratégia adotada por Wagner são os casos de ida do secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, para ocupar o lugar de Cezar Lisboa, nas Relações Institucionais e a ida de Lisboa para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), ocupada atualmente por Moema Gramacho, que dedicará seus próximos dias à campanha para o Legislativo Federal.
Solla chegou a ser cogitado à sucessão de Jaques Wagner, mas preferiu não enfrentar os quatros pré-candidatos “oficiais”. Na batalha venceu Rui Costa, atual chefe da Casa Civil do Estado.