O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, determinar que os eleitores entreguem seus aparelhos celulares aos mesários antes de votar. Conforme divulgado em sessão administrativa desta quinta-feira (1), aquele que se recusar a entregar o telefone, ficará impedido de votar.
O uso do equipamento fica proibido na cabine de votação. Desta maneira, o aparelho precisa permanecer desligado e com o mesário até o leitor concluir o voto.
Um procedimento foi estabelecido pela Corte. Conforme o TSE, o mesário perguntará se o eleitor tem um celular consigo e, caso a resposta seja positiva, o eletrônico será entregue para que a ida até a cabine de votação seja possível.
Em caso de recusa do eleitor, a votação não acontece e o caso é registrado em ata. As autoridades eleitorais inclusive podem acionar a força policial.
Vale lembrar que a Corte já havia flexibilizado o uso do equipamento anteriormente, permitindo que o eleitor fosse com ele para a cabine, mas desligado. A proibição surge diante da percepção de que o uso do celular poderia violar o sigilo do voto.