Repercutiu na cidade de Santo Antônio de Jesus a notícia de que o vereador Délcio Mascarenhas (PP), teria usado palavras de baixo calão, numa agressão racista, para se referir ao vereador Cristiano Conceição de Sena (PT), no plenário da Câmara Municipal, após sessão.
“Preto, Descarado e Vagabundo”, teriam sido as palavras usadas pelo Vereador Délcio, direcionadas ao colega parlamentar Cristiano.
Em menos de 12h após o fato, a página oficial do Facebook do vereador Cristiano já exibia diversas mensagens de apoio. O PT de SAJ também lamentou o fato na rede social.
Informações dão conta de que tudo aconteceu após a sessão em que foi aprovada as contas do ex-prefeito Euvaldo Rosa relativas ao exercício de 2011. O vereador Cristiano teria questionado a estratégia feita pelos vereadores que apóiam o ex-prefeito e classificava a manobra como absurda, quando foi agredido pelo vereador Délcio Mascarenhas. Vereadores, assessores e cidadãos que ainda se encontravam no plenário da Câmara Municipal, testemunharam a ação.
Délcio Mascarenhas de Almeida Filho está atualmente na sua sétima legislatura e já presidiu a Casa em três oportunidades. Seu nome já esteve envolvido em outros dois casos de racismo. Em um deles, uma repórter da cidade fez um acordo e recebeu R$ 20 mil por causa de uma ofensa proferida pelo edil.