Olá! Saudações seres humanos do meu país. Mais um mês que se inicia e nosso diálogo atemporal será sobre construção de sonhos, projetos, empreendedorismo, inovação, engajamento e verdades. Muita coisa boa né?! Inicio este artigo com um questionamento: quanto tempo você tem se dedicado aos seus projetos de vida? Certa feita vi, um vídeo da jornalista, mentora de mulheres e marca pessoal, Claudia Magnólia que trazia um tema extremamente provocativo “quem não tem projeto de vida vai trabalhar para o projeto de alguém”. É bem verdade que essa afirmação foi, passou a ser, e continua sendo, a realidade de milhares de pessoas, inclusive já me percebi nessa mesma posição. 

Eu me peguei refletindo sobre esse assunto durante algumas semanas e lembrei que por um longo período me dediquei a projetos que não faziam parte do que eu realmente desejava. Mas, sou grata pelos conhecimentos que adquiri no decorrer da caminhada. Sou a favor de sempre pensar no lado positivo de cada situação. Então, tive a coragem de começar a pôr em prática os meus projetos que estavam guardadinhos no meu caderno e coração. Agradeci as oportunidades que eu tive, relembrei dos obstáculos que superei, peguei minha caixinha de ideias e fui em busca de uma reconstrução da minha identidade. O projeto Mulheres Reais é um grande exemplo dessa realização pessoal. 

Assim como eu, tenho alguns amigos que também resolveram se aventurar, seguir a batida do coração e construir sua própria história. Eles são seres humanos como eu, você e qualquer um de outro lugar do planeta, que decidiram por voltar os olhos para si e optaram por se colocar em primeiro lugar. Camila São José é um dos grandes exemplos de inovação. Há pouco mais de um mês, ela criou o projeto “Qual história conta seu cabelo?” (@qualhistoriacontaseucabelo), proposta autêntica e ousada que reúne em uma conta no instagram depoimentos de diversas pessoas, formas, raça, gênero e personalidade. Como uma boa jornalista apaixonada por cabelos e por contar histórias, ela se jogou com tudo e no dia a dia vem dialogando sobre pautas super pertinentes relacionadas ao autoconhecimento, valorização e identidade. 

Uma outra figura que tem brilhado nas redes sociais é a Mirelle Lima (@leiturasdamire). Estudante de jornalismo, apaixonada pelo universo da moda e leitura, ela transformou sua conta pessoal do instagram em um espaço para falar sobre livros. Em um momento tão delicado pelo qual estamos passando no Brasil, no que diz respeito ao sistema educacional, iniciativas como essa se destacam e estimulam a produção do conhecimento.  No segmento do empreendedorismo, o Washington Malik (@washmalik) ou Nico, vem desenvolvendo uma série de lives chamada Macaco Live – Vidas Anônimas, com a realização de entrevistas com pessoas, que assim como eu e você, resolveram colocar em prática seus sonhos que estavam engavetados. 

E para fechar esse ciclo de pessoas fantásticas, o publicitário, lifestyle e desenhista, Vinícius Sales, ou para muitos chamado de Imergir, criou o New You Clothes – Brechó & Store (@newyouclothes), que tem como slogan “e se você encontrar um novo estilo agora?”. Em seu conceito, ele apresenta ao público uma moda vista nas ruas para as ruas, desta forma estimulando o empoderamento e reafirmação da própria identidade. Agora, mudando para o universo esportivo, Caio Tavares, conhecido pela galera como Taliba, acompanhado de Renan Cruz vem apostando na criação de conteúdo no formato de podcasts. Intitulado Barbados em Campo (@barbadosemcampooficial), os rapazes falam sobre o futebol de uma maneira leve, descontraída e divertida. Eu que não tenho muita bagagem sobre o assunto, já adicionei como favorito na minha playlist e sou suspeita de falar, pois gosto de ouvir todos os dias ao longo da manhã. 

Que vocês também possam se inspirar nessas personalidades incríveis e se sentirem estimulados a pôr em prática aquilo que tanto deseja. O mundo é grande e cada estrela pode brilhar o quanto quiser.  Que possamos ser ousados, autênticos e principalmente verdadeiros com o que nós almejamos. Separe um tempo para se dedicar a construção do seu projeto de vida e observe o quanto isso influenciará no seu desenvolvimento pessoal.  

Para encerrar, termino essa troca de conexões com um trecho de uma fala de Magnólia no vídeo.

“Não tem nada mais incrível do que ter o seu próprio projeto de vida. Não tem mais nada incrível que você ter clareza dos lugares para onde você quer ir, dos lugares onde você quer chegar e daquilo que você quer fazer, do seu propósito. […] Assuma esse compromisso de construir o seu projeto de vida, de construir os seus sonhos e isso não é egoísmo. É protagonismo” – Claudia Magnólia. 

Como ela sempre diz, vamos voar? 

Um beijo e caloroso abraço virtual de sempre. Até a próxima. 

5 1 voto
Article Rating