O clima está tenso na política de Candeias, o vereador João Claudio(PMDB),que faz parte do grupo do prefeito Sargento Francisco (PSD), desabafou na manhã desta terça-feira(29). O discurso inflamado por quase duas horas, deixou um clima de suspense no ar, há quem afirme que o parlamentar está prestes a romper politicamente com o gestor no município.

Os desentendimentos começaram após o Edil ter se ausentado durante votação do Plano Plurianual (PPA). A votação aconteceu na sessão da última quinta-feira (24), os vereadores da bancada governista não falaram a mesma linguagem, alguns queriam adiar a votação para esta terça-feira (28),mas a líder do prefeito, Vereadora Marivalda da Silva(PT), sustentou a questão de ordem aprovada na sessão anterior, que o PPA teria que ser votada na sessão do dia 28, a pauta ficou trancada.

Segundo o vereador Gil Soares (PTB),que também faz parte da base governista, um acordo foi fechado, para que a votação fosse adiada, mas por maioria absoluta, o projeto de autoria do executivo foi colocado em votação e aprovado, sem a presença dos vereadores de oposição, Rita Loira(PR),Pitágoras Ibiapina (PP) e dos governistas, Ivan do Prateado (PR), e João Claudio.

Os vereadores ausentes foram acusados pelos presentes de não quererem o bem do povo de Candeias e sim interesses pessoais, mas o clima esquentou mesmo para os governistas, que foram considerados como ‘’traidores’’.

João Claudio afirma que o PPA está irregular, já que não teve o parecer das Comissões de Constituição e Justiça, e Orçamento e Finanças. Ainda de acordo com João Claudio, varias distorções aparecem no PPA. Apesar discurso de quase duas horas, o parlamentar não conseguiu apresentar provas e não falou quais as providencias que serão tomadas, apenas foi contundente, quando afirmou que existem pessoas na câmara que levam as conversas distorcidas para o prefeito Sargento Francisco. ‘’Eu não sou e nunca serei subserviente a ninguém, estou aqui através do voto popular, algumas pessoas só fazem aumentar o que eu falo. Não entendo o porque de tanta pressa para votar o PPA, já que tínhamos bastante tempo’’, declarou.

A vereadora Marivalda da Silva, que é líder do prefeito na Câmara, afirma que existia um tempo determinado para colocar em votação o PPA e que não entende porque dessa polemica agora, já que o Plano Plurianual já tramitava na câmara há mais de 60 dias.

O PORTAL BAHIA NO AR obteve com exclusividade a informação que o Sargento Francisco teve uma conversa com os dois vereadores da base, Ivan do Prateado e João Claudio, demonstrando está irritado, Francisco teria dado um ultimato aos parlamentares, para que eles se decidam se permanecem na base, alinados com os demais vereadores, ou se querem ir para a oposição.

Castigo

A primeira punição que Ivan tomou foi à saída do presidente da Câmara de Candeias do seu partido, no último sábado (26). Roberto Mello deixou o PRP e se filiou ao recém criado PROS, que já conta com o também vereador Serrinha SS.

Agora é aguardar cenas dos próximos capítulos, OLHO VIVO e o PORTAL BAHIA NO AR, estarão ligados 24 horas.