O evento contará com a participação de várias autoridades, dentre elas a senadora e presidente do partido no estado, Lídice da Mata. Haverá também um ato de filiação de lideranças municipais – a mais esperada é a do esposo da ex-prefeita, Amiga Jú, que politicamente é ligada à ex-deputada Antonia Magalhães (PR).

Edson Ramos foi secretário de planejamento do município da administração da esposa, e deixou o cargo com a cassação de Jú em 2008. Atualmente, ele exerce um cargo de diretoria na prefeitura vizinha de São Francisco do Conde, e é rompido politicamente com o grupo dos Magalhães. Ainda não se sabe se a ex-prefeita Jú segue o marido ou não para a nova sigla partidária e se romperá com sua prima Tonha Magalhães.

Novas filiações

O partido, que até junho dava sustentação à peemedebista Maria Maia, saiu do governo após o seu presidente Marcus Vinicius entregar o cargo em plena sessão da Câmara, na presença dos vereadores e comunidade. Apesar do rompimento do seu partido com o governo de Maria Maia, a vereadora e médica Maribel Brasil continua na base de Maia.

Racha no Partido

Com nomes fortes e expectativa de novas filiações, o partido poderá perder o seu deputado estadual, Sargento Isidoro, eleito em 2010 com quase 60 mil votos, dos quais 6 mil foram em Candeias, seu domicílio eleitoral. Insatisfeito na sigla por não ter o comando do PSB no município, o parlamentar já deu indícios de que não anda contente no Partido Social Brasileiro. Em entrevista na Sucesso FM, com o radialista Roque Santos, Isidoro disparou: "O único partido que não tem dono é o PT. O meu, o PSB, todo mundo sabe que é da senadora Lídice da Mata’’, finalizou.

Por outro lado, o comando do partido não engoliu até hoje a ideia de o Sargento Isidoro ter feito dobradinha com o deputado federal Walmir Assunção nas eleições de 2010, preterindo o ex-secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli. No final da campanha, Sargento Isidoro, pelo PSB, e Walmir Assunção (PT) foram eleitos, enquanto Leonelli foi derrotado.

Candidatura Própria!

O PSB já decidiu que terá candidatura própria e o nome de Marcus Vinicius ganha força com novas adesões. Além da vereadora eleita pelo partido, Maribel Brasil, os bastidores dão conta de que mais dois vereadores vão se filiar ao partido: Jairo Santos, que atualmente está no PTB e Alcione Cica, PTC. Com isso, Marcus Vinicius, que é conhecido como articulador político, cresce na corrida pela sucessão municipal em 2012.