No próximo dia 26 de fevereiro será realizada a última rodada da 1ª fase do Baianão 2023. Cinco partidas serão iniciadas, todas valendo algo, por conta disso todos os jogos vão começar às 16h.
Das dez equipes que disputam o Baianão, três já tem situações definidas: Bahia e Juazeirense estão na semifinal e o Doce Mel está rebaixado. As outras sete equipes ainda brigam por classificação ou contra o rebaixamento.
Ainda brigam por vaga no G4: Jacuipense (joga por um empate contra o Juazeirense), Itabuna (precisa vencer o Bahia dentro de casa), Vitória (precisa vencer e ainda torcer por um tropeço do Itabuna).
Briga contra o rebaixamento: Atlético de Alagoinhas (precisa vencer em casa o Doce Mel).
Na lista não aparecem Bahia de Feira, Barcelona e Jacobinense pois nesta terça-feira (14) a 8ª rodada será encerrada com o confronto entre Barcelona x Jacobinense, em Ilhéus.
Caso o Barcelona vença, ele entra na última rodada brigando pelo acesso, nesse caso teria que vencer o Vitoria e ainda torcer por um tropeço do Itabuna. Se o Jacobinense vencer chegará a 9 pontos e ainda vai precisar vencer o Bahia de Feira para escapar da queda.
Para o Bahia de Feira a torcida será por derrota do Jacobinense contra o Barcelona, pois neste cenário estaria livre de queda e ainda entra na última rodada com chances remotas de classificação. Em caso de vitória do time de Jacobina, terá que vencer ou empatar a última partida que será contra a própria equipe da região da Chapada Diamantina.