Jorge Curvelo fala sobre suspensão de desfiles de 7 e 28 de setembro em Camaçari

Camaçari já apresenta 136 casos da Covid-19: 67 pessoas estão curadas, 52 estão em isolamento domiciliar, 11 em isolamento hospitalar 06 foram a óbito.

Foto: BNA

Na manhã deste sábado (23), durante a edição especial do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1), o radialista Roque Santos entrevistou, por telefone, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Jorge Curvelo (DEM). Na ocasião, ele destacou sobre a antecipação dos feriados de 7 de setembro (Independência do Brasil) e 28 de setembro (aniversário de emancipação de Camaçari). Com isso, consequentemente, não haverá os tradicionais desfiles cívicos na cidade.

O município aderiu à decisão do Governo do Estado, que tem como finalidade suspender todas as atividades não essenciais para contenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Camaçari, assim como outros municípios que terão os feriados antecipados, registraram mais de 100 casos confirmados de contaminação pelo vírus. A medida foi anunciada ontem (22).

“Teremos hoje sessões extraordinárias para votar a antecipação do feriado aqui em Camaçari, o feriado do vinte e oito [28] de setembro”, começou. “Seguindo uma linha, o nosso prefeito Antônio Elinaldo em uma reunião com o governador do estado [Rui Costa], ficou decidido que os feriados, os estaduais, Dois [2] de Julho e São João, o Governo do Estado antecipa pra segunda e terça feira. E os municipais ficaria à cargo dos prefeitos. E aqui, o único feriado que nós temos agora é o vinte e oito [28] de setembro. Então, hoje, a prefeitura encaminha pra Câmara o projeto. Nós vamos encaminhar pra Comissão de Constituição e Justiça e logo em seguida estaremos votando para que segunda, terça e quarta-feira funcione a título de feriado”, explicou.

Com isso, será feriado em Camaçari na segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27).

Jorge também ressaltou que, por conta da situação emergencial, todo o processo acontecerá neste sábado.

“Tudo hoje, até porque segunda e terça-feira já é feriado. Então, faremos os procedimentos hoje”, conta.”Teremos três sessões: uma para encaminhamento, onde a Comissão se reúne e analisa, dá um parecer e devolve, e aí faremos duas sessões pra votação”, enumera.

“Nós, nessa oportunidade, vamos pedir a dispensa do interstício, de todos os prazos, que é natual, e é previsto no nosso regimento interno, suspende os prazos e aí votaremos”, estende.

Em situação habitual, essa inspeção realizada pelas Comissões duraria até cinco dias para ser devolvida à Casa Legislativa, conforme frisou Curvelo.

“Seria uma sessão para encaminhamento da matéria, que iria para as Comissões. A Comissão analisa, dá o parecer, devolve no prazo de cinco [5] dias esse parecer e aí, nas sessões normais, nós votaríamos em duas [2] sessões. E aí, agora, em função da urgência por conta do coronavírus nós estamos antecipando e quebrando todos os prazos para que possamos votar com a maior brevidade possível”, revela.

Sobre o desfile cívico do 28 de setembro, o presidente assegurou:

“Com certeza vai ser cancelado. Até porque não vai existir o feriado, o feriado passa para a próxima quarta-feira. Assim, ficamos impossibilitados da realização dos desfiles comemorativos do aniversário da cidade de Camaçari, no dia vinte e oito [28]”.

A sessão deste sábado ainda não irá funcionar por meio da teleconferência. As atividades foram retomadas na quarta-feira (20), nos setores administrativos e gabinetes.

“Hoje não será online ainda, porque não houve tempo para a preparação. O prefeito nos enviou essa mensagem, quer dizer, ontem à noite, não houve tempo hábil pra isso. Mas, as sessões, elas serão virtuais. Em cada gabinete nós temos computadores, nós temos notebooks, que serão instalados nos gabinetes dos vereadores e cada vereador, com o cuidado devido, fará, participará da sessão diretamente do seu gabinete, porque isso facilita mais pra que ele tenha acesso a documentos, a uma série de coisas dentro da própria Câmara”, disse Jorge.

“Nós não estamos tendo atendimento na Câmara de Vereadores, está suspenso, o número limitado de assessores também, eles estão fazendo uma rotatividade. Estamos lá também com máscaras, álcool gel, com todos os cuidados necessários. Ninguém entra na Câmara sem máscara, ninguém entra na Câmara sem o cuidado devido. E, hoje, é necessário, para que possamos combater essa pandemia. Usar máscara, permanecer, se possível, em casa. Mas, a Câmara não parou”, finalizou o presidente.

Casos da Covid-19 em Camaçari

Segundo a última atualização municipal, na noite da sexta-feira (22), Camaçari já apresenta 136 casos da Covid-19: 67 pessoas estão curadas, 52 estão em isolamento domiciliar, 11 em isolamento hospitalar 06 foram a óbito. Saiba mais aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*