Salvador é a cidade baiana com a maior concentração de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No entanto, atrás da capital baiana, que até o momento já possui 148 casos, aparecem Camaçari e Lauro de Freitas, ambas situadas na região metropolitana de Salvador. Cada um dos municípios já registra 07 notificações, conforme informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é caracterizada por ser uma doença respiratória grave que exige internação; ela é causada por um vírus, que pode ser o novo coronavírus (Covid-19), o influenza, ou outros. Depois de Camaçari e Lauro de Freitas, surgem Ilhéus (com 6 casos) e Eunápolis (com 4 notificações).

Os dados apresentados pela Sesab ainda apontam um alto crescimento da SRAG na Bahia. Até o dia 28 de abril, haviam sido notificados 1.957 casos. Esses números representam um aumento de 388%, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 401 casos.

Os óbitos causados pela SRAG também subiram no estado, saltando de 31 (em 2019) para 241 (até abril de 2020), o que representa um aumento de 677,4%. Saiba mais clicando aqui.

Coronavírus

O Boletim Epidemiológico sobre o novo coronavírus na Bahia, divulgado ontem (30), pela Sesab, já havia mostrado que Camaçari é a 6ª cidade baiana com mais casos de pacientes infectados pela Covid-19. Lauro de Freitas aparece na 5ª posição do ranking.

Até o momento, já são 46 notificações de pessoas que testaram positivo para a doença em Camaçari. Desse total, segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, 23 pacientes estão recuperados, 20 estão em isolamento domiciliar, 2 em isolamento hospitalar e uma morte foi confirmada. Clique aqui e veja o boletim completo.

Em Lauro de Freitas, conforme informou a Sesab, 52 confirmações já aconteceram. A Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, em um último boletim datado no dia 27 de abril, disse que o município tinha 45 casos confirmados (destes, 20 pacientes já estavam recuperados), 204 descartados, 47 em análise laboratorial, e 4 óbitos. Leia mais.

0 0 votos
Article Rating