O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, reiterou nesta terça-feira (2) que as conversas do partido para uma eventual aliança nacional com o União Brasil estejam condicionadas à retirada da candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia. Segundo a colunista Andreia Sadi, do portal G1, setores petistas que defendiam o acordo com a sigla de ACM Neto ainda no primeiro turno estão irritados com a insistência de Jaques Wagner (PT) de não ceder à demanda, imposta por uma ala do antigo DEM.

“Fontes do comitê de Lula e também do União Brasil confirmam que as conversas estavam adiantadas entre os partidos —mas travou exatamente no impasse do palanque da Bahia”, diz a publicação de Sadi.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o ex-prefeito de Salvador é o principal adversário de Jerônimo na disputa pelo Palácio de Ondina.

Procurado pelo Bahia no Ar para comentar o teor da coluna, Valadares encaminhou uma nota oficial que chama de “especulação” qualquer notícia acerca da possibilidade de o PT negociar um possível recuo da postulação do ex-secretário estadual de Educação.

No domingo (31), o presidente da União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), anunciou que declinaria de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto —movimento que enfraquece o possível acordo para que o partido apoie o ex-presidente Lula no primeiro turno da disputa acaba enfraquecido.  Em entrevista ao Bahia no Ar,  o governador Rui Costa (PT) já rechaçou tal hipótese..

Leia abaixo a íntegra da nota do PT baiano:

“O Partido dos Trabalhadores reitera que todos os diálogos com o União Brasil acerca das eleições nacionais não tiveram, não têm e nunca terão qualquer relação com a disputa na Bahia.

A presidenta nacional, Gleisi Hoffmann, e o presidente estadual, Éden Valadares, reafirmam a tática eleitoral do PT aprovada pelo partido e pela Federação Brasil da Esperança: eleger Jerônimo Rodrigues Governador, Geraldo Júnior Vice e Otto Alencar Senador.

Toda e qualquer notícia que seja diferente disso, trata-se de pura e leviana especulação.

Vamos juntos com Lula, Jerônimo e Otto reconstruir o Brasil e renovar o projeto mudancista na Bahia, caminhando ao lado do povo baiano, dos prefeitos, vereadores, dos movimentos sociais e dos partidos aliados a Rui Costa, Ângelo Coronel e Jaques Wagner – PT, PCdoB, PV, PSD, MDB, PSB, AVANTE e PATRIOTAS.”

0 0 votos
Article Rating